Comunidade protestante marcou a vida de muitos catanduvenses e participou de importantes acontecimentos da cidade.

No dia 2 de março, a Igreja Presbiteriana de Catanduva comemora 97 anos de organização no município. A data remete a 1924 quando o Presbitério Oeste de São Paulo organizou oficialmente o então “Campo Missionário de Catanduva” em igreja formada.

Ao longo dos anos a igreja da rua Minas (como é conhecida muitas vezes) marcou a história da cidade e região. O Coral Presbiteriano “Nassima Cassis Alexandrinho”, por exemplo, representou o município no programa de Silvio Santos na TV Tupi, o “Cidade x Cidade”. Na época, o coral era formado por vários integrantes e encantou a todos que estavam no local e também aos telespectadores. Ao longo das décadas a comunidade religiosa pôde se fazer relevante através de seus membros em outras esferas da sociedade, como quando os eleitores elegeram a primeira mulher vereadora do município, em meados de 1960, a Professora Graciema Ramos da Silva, que era membro ativa da igreja e realizou um exímio trabalho na comunidade, deixando marcas profundas por onde passou. A Sociedade Beneficente Presbiteriana “Delfino de Oliveira” (ou simplesmente Educandário) também foi outro trabalho que deixou marcas na cidade. O projeto idealizado por um presbítero da igreja, Sr. Delfino, auxiliou muitas crianças órfãs durante mais de duas décadas. Mais recentemente, em 2010, o Projeto Semear, também da igreja, foi criado com o intuito de auxiliar espiritual e fisicamente famílias em vulnerabilidade social.

Caminhando para o centenário, a Igreja Presbiteriana de Catanduva é fruto de uma história muito maior. A denominação é federada à Igreja Presbiteriana do Brasil, fundada em 1859 como fruto do trabalho missionário da Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos. Desde então, a instituição tem construído sua história no país, seja através da própria igreja e de seus hospitais, escolas e universidades, como é o caso do Instituto Presbiteriano Mackenzie, fundado e dirigido pela denominação.

Segundo o pastor titular da Igreja, reverendo Benones Vieira dos Santos, “a igreja tem como pilares a evangelização, educação, ação social e cidadania” e a missão da comunidade é “fazer discípulos de Jesus Cristo em todo tempo e lugar, ensinando-os a viverem de acordo com a Bíblia Sagrada, que é a Palavra de Deus e nossa única regra de fé e prática”, complementa. Ainda segundo ele, a igreja “quer estar cada vez mais próxima dos catanduvenses, sendo relevante e auxiliando no que estiver a seu alcance”. O movimento religioso que deu início ao presbiterianismo se iniciou no século XVI com a Reforma Protestante, na Alemanha, se expandindo pelo restante da Europa, América do Norte e posteriormente ao Brasil. Para comemorar o aniversário, a igreja promoverá uma programação especial durante o mês de março aos domingos, às 9h e 18h. Devido a COVID-19, é necessário reservar vaga para participar das celebrações, através do site: www.ipbcat.org/cultos. O pastor finaliza estendendo o convite para toda a comunidade, “todos serão muito bem-vindos!”. A Igreja está localizada na Rua Minas Gerais, 400 – Centro. Contatos: (17) 3523-9191 / 99198-6107.

No responses yet

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *