No dia 25 de fevereiro de 1924, exatamente a cem anos atrás, um grupo de cristãos, membros da Igreja Presbiteriana de Palmares Paulista, aguardavam com enorme expectativa a chegada do dia 02 de março de 1924, dia que a Igreja Presbiteriana de Catanduva seria enfim organizada. Lendo os registros históricos, fico a imaginar uma quantidade de convicções e sentimentos que enchiam os corações daqueles pioneiros da fé.

Penso que a primeira convicção que transbordava do interior daqueles irmãos, era a Fé genuína em Jesus Cristo como Unigênito Filho de Deus, Senhor de suas vidas, seu único e suficiente salvador, o único mediador entre Deus e os homens, o Caminho, a Verdade e a Vida. Esta convicção era tão necessária, pois o Brasil daquele ano, principalmente no interior, era radicalmente católico apostólico romano, e o ser presbiteriano ou protestante, era considerado como um apostatar da verdadeira fé, que era professada pela maioria das pessoas, e quem se dizia protestante, sofria as dificuldades impostas pela religião predominante da época. Mas, a Fé em Cristo era maior que a oposição e a possível perseguição, a Fé em Cristo que enchia os corações daqueles irmãos era suficiente para que eles pudessem suportar toda animosidade com entusiasmo e alegria pela Fé em Jesus Cristo.

Não consigo imaginar estes irmãos sem a consciência pela santificação de suas vidas, se afastando dos pecados comuns daquela época, vivendo como sal da terra e luz do mundo, testemunhando a Fé em Cristo através de um comportamento que agradava a Deus, contribuindo com o fortalecimento da fé de outros irmãos, e brilhando como farol para as pessoas que andavam na escuridão dos pecados daquela geração. Ao observar os registros vemos uma igreja composta de pessoas que tinham um elevado padrão de santidade e faziam de tudo para que o bom nome de Cristo pudesse ser honrado através de um proceder coerente com o de Jesus Cristo, o Senhor e Salvador de suas almas.

Por fim, destaco a importância da união e do apoio mútuo que aqueles solicitavam uns dos outros como Família de Deus plantada nesta cidade. Necessitavam da comunhão e da amizade verdadeira, um relacionamento pautado na sinceridade e na fidelidade, onde não havia espaço para a falsidade e a desunião, pelo contrário, o que percebemos em alguns registros, é o reconhecimento da comunhão de todos afim de que toda a obra do Senhor Jesus pudesse avançar com êxito em meio as dificuldades próprias daquele tempo.

É claro, que estes irmãos tinham outras tantas convicções como coragem de seguir a Jesus, visão da vontade de Deus para suas vidas, compromisso sincero com a Palavra de Deus. Todavia, vejo que não havia somente essas coisas boas e positivas, claro que havia pecados, fraquezas, medos e muitas outras características comuns a todos os pecadores. Porém, a Graça e a Misericórdia de Deus sobre aqueles Irmãos, foi o diferencial, que deu força e capacidade a todos eles para verem o sonho sendo realizado, o dia 02 chegou, e a Igreja foi organizada.

Estamos prestes a completar cem anos desta data, e agora é conosco, somos nós os membros do Corpo de Cristo nesta localidade, que necessitam das mesmas convicções, e da consciência que somos vasos quebrados pelo pecado, porém, feitos vasos novos pela obra regeneradora do Espírito Santo em nossos corações pela Fé em Cristo Jesus como Senhor de nossas Vidas e suficiente Salvador de nossas Almas. Precisamos da Graça e da Misericórdia de Deus para transpor todos os desafios que nos este no tempo nos impõe. Com gratidão, humildade, temor e tremor, louvamos a Deus pelos amados do passado e clamamos pela Graça e Misericórdia do Senhor sobre nós. Que Deus nos abençoe. Feliz Centenário Igreja Presbiteriana de Catanduva.

Categories:

Tags:

No responses yet

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.