A Igreja Presbiteriana de Catanduva é uma comunidade cristã protestante de orientação reformada e está federada à Igreja Presbiteriana do Brasil. Foi organizada em 2 de março de 1924 com 69 membros comungantes e 58 não comungantes. Adota a Bíblia Sagrada como única regra de fé e prática, além da Confissão de Fé de Westminster e os Catecismos Maior e Breve, como sistema de exposição fiel das Sagradas Escrituras.

Antes da organização oficial da Igreja, os primeiros presbiterianos da cidade já se organizavam em reuniões e encontros durante o tempo em que a Igreja era ainda Congregação, entre o fim da década de 1910 e início da década de 1920. Os pioneiros eram oriundos da Igreja Presbiteriana de Palmares Paulista, que após uma grave epidemia, tiveram que sair da cidade e migrarem a Catanduva. A Sociedade Auxiliadora de Senhoras (hoje chamada de Sociedade Auxiliadora Feminina – SAF), por exemplo, foi organizada em 6 de dezembro de 1922, quando a IPC ainda era Congregação. As irmãs pioneiras tiveram papel fundamental para auxiliar a então congregação a tornar-se igreja organizada. 

O templo no número “400” da Minas Gerais, foi concluído no fim da década de 20 e após alguns anos, passou por uma reforma de ampliação que modificou sua fachada, dando espaço à construção de uma galeria/mezanino que comportasse mais pessoas.

A IPC participou ativamente da comunidade catanduvense. No campo social, por exemplo, fundou o Educandário Presbiteriano “Presb. Delfino de Oliveira”, que funcionou durante décadas abençoando a vida de centenas de crianças e adolescentes carentes. O Coral Presbiteriano “Nassima Cassis Alexandrino”, organizado na década de 1950, representou o município no programa televisivo de Silvio Santos, o “Cidade x Cidade”, além de levar o Evangelho cantado a várias cidades da região.

Ao longo dos anos, o trabalho missionário foi expandido para cidades vizinhas e sementes do Evangelho foram plantadas em Catanduva (Vila Motta e Bom Pastor – esta que hoje é a Segunda Igreja Presbiteriana de Catanduva) e cidades como Itajobi, Santa Adélia, Olímpia (recentemente organizada em Igreja), Pirangi, Pindorama e Vista Alegre do Alto, essas três últimas possuem congregações que futuramente serão organizadas em igrejas.  Atualmente, possuímos parcerias com a JMP (Junta Missionária de Pinheiros), JMN (Junta Missionária Nacional da IPB) e Asas de Socorro, além de missionários em outros países, através da parceria com a APMT (Agência Presbiteriana de Missões Transculturais).

O Evangelho pregado há 100 anos continua a ecoar pelos 4 cantos de Catanduva, da região e do mundo através de irmãos valiosos que amam a Cristo. A Ele toda honra e glória!

Foto: Acervo Igreja Presbiteriana de Catanduva
3° Congresso de Obreiros Evangélicos da Zona Araraquarense – 21/08/1927 (Tempo da Rua Minas em fase de conclusão)

Categories:

Tags:

No responses yet

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.