Um novo Ano se inicia e como em todo início de ano, nosso coração automaticamente é tomado por diferentes sentimentos, alguns trazem aquela esperança por dias bons e felizes, outros sentimentos assaltam nosso coração e mente nos enchendo de medo quanto ao futuro incerto. Em face aos desafios deste momento e destes sentimentos, seria prudente uma avaliação de quais são nossos alicerces e valores, a fim de obtermos uma motivação adequada para que não somente nossos sentimentos, mas também nossas ações, palavras e sentimentos nos ajudem e não nos atrapalhem neste novo ano.

Em primeiro lugar é importante mostrar ao nosso próprio coração que ele deve ser movido não pelo que ele sente, mas sim no que ele crê. O Justo viverá pela fé. Devemos ministrar ao nosso coração a verdade de que não andamos pelo que vemos, mas sim, pelo que cremos. Não são as circunstâncias temporais que tem a última palavra ou quem dirige o destino de nossa vida. Mas nossa vida é dirigida pelo único e verdadeiro Deus, e nossa Fé está firmada naquele que criou os céus, a terra, o mar e tudo que existe. Ele não somente criou, mas sustenta e dirige todas as coisas conforme sua Divina Providência que é bendita e santa. Por isso devemos sondar nosso coração se ele está firmado na Fé no verdadeiro Deus. Se Você perceber que seu coração está sem fé, peça perdão a Deus, porque tudo que não procede de fé é pecado. Pois sem fé é impossível viver plenamente a vida abundante que o Senhor preparou para os seus filhos. A verdadeira Fé que vence o mundo e os seus temores, pois maior é Aquele que está em nós do que aquele que está no mundo.

Em segundo lugar é fundamental que nosso coração entenda a razão e o propósito pelo qual estamos aqui neste mundo. Estamos aqui para glorificar a Deus em todas as áreas de nossa vida, a fim de sermos testemunhas de Jesus Cristo testemunhando seu amor sacrificial manifesto na cruz do calvário. Para que isso aconteça é imprescindível uma vida cheia do Espírito Santo, para que tenhamos o poder de Deus sobre nós, para que não somente sejamos capazes de resistir os ataques do mal, mas também possamos avançar vitoriosamente conquistando almas para Jesus e expandindo seu reino aqui na Terra. E uma vida plena no Espírito Santo ocorre através de uma comunhão sincera e diária com Deus através de uma vida de leitura, meditação e prática da Palavra de Deus, bem como uma vida de oração e intercessão, assim também com um proceder santificado e guiado pelo Espírito Santo. Quando nosso coração busca glorificar a Deus em todas as áreas da nossa vida, seja na forma de trabalhar, de ganhar dinheiro, de gastar dinheiro, no casamento no trato e cuidado com o cônjuge, no trato com os filhos, na forma de relacionar com as pessoas, no trato com o próprio corpo, no que faço com o tempo que Deus me deu etc. Quando vivo com o objetivo de glorificar a Deus em tudo isso e em todas as áreas da minha vida, aí sim, vou perceber que preciso do Poder de Deus e que somente o Espírito Santo guiando totalmente minha vida, irá me capacitar para cumprir a razão e o propósito de Deus para mim e para cada um de nós.

Em terceiro lugar, não podemos esquecer a realidade de que nossa vida é passageira, tudo passa muito rapidamente, e por isso devemos valorizar o tempo que Deus nos dá, pois, nem nós nem as pessoas que amamos estarão para sempre aqui nesta terra. Valorize os familiares e amigos enquanto eles estão aqui. É importante também entender que nossa pátria não é aqui neste mundo, pelo contrário, este mundo jaz no maligno, portanto, que não amemos o mundo e nem as coisas que há no mundo, pois o mundo é passageiro, mas a Palavra de Deus permanece para sempre, por isso é que devemos amar menos as coisas do mundo e amar mais as coisas de Deus, pois as coisas de Deus são eternas. É fundamental que nosso coração saiba que Jesus Cristo está voltando, e que não sabemos nem o dia e nem a hora que Ele retornará, e seu retorno será para salvação para os que creem e condenação para os incrédulos, pois não há salvação a não ser em Jesus, e vale a pena questionar a nós mesmos se realmente nascemos de novo e se tivermos dúvidas, que possamos verdadeiramente professar sinceramente nossa confissão que Jesus é o Senhor absoluto da nossa vida e nosso Salvador pessoal em uma oração sincera e verdadeira e possamos arrepender verdadeiramente dos nossos pecados, e assim assegurar em nosso coração a disposição de obedecermos a Jesus e abondarmos todo pecado e os prazeres deste mundo caído. É importante amar a Deus sobre todas as coisas, colocando Deus em primeiro lugar de nosso coração. Também é importante amar as pessoas como nós mesmos. Amar as pessoas e não as coisas. As coisas são para serem usadas e as pessoas para serem amadas. E não tem maior forma de amor do que apresentar o Salvador Jesus Cristo para elas. Enfim, viva preparado para o encontro com Jesus, pois não sabemos nem o dia e nem a hora que iremos encontrá-lo para a eternidade.

Enfim, se o nosso coração está firmado nos valores apresentados acima, não iremos nos perder em nossos medos e ansiedades e nem em falsas expectativas, pelo contrário, viveremos a realidade em paz com Deus, conosco e com os outros. Que a Paz de Deus que excede todo o entendimento possa guardar seu coração e sua mente em Cristo Jesus.

Feliz Ano Novo!

Rev. Benones Vieira dos Santos

Categories:

No responses yet

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *